top of page

Bali é segura para mulheres que viajam sozinhas?

Está planejando sua primeira viagem para o Sudeste Asiático e está em dúvida se Bali é segura para mulheres que viajam sozinhas? A resposta é sim. Bali é um destino seguro e uma ótima opção para você.


A nossa Ilha dos Deuses é um destino econômico, com uma cultura local fascinante e um forte senso de comunidade, paisagens lindas com cachoeiras, campos de arroz, montanhas e vulcões, um litoral maravilhoso com muitas praias e pôr do sol incrível, muitos cafés e restaurantes com ótima comida, uma grande variedade de spas, aulas de ioga e retiros, além de uma vida noturna bem movimentada. Além disso, o povo balinês é amigável e é fácil conhecer outros viajantes, por isso Bali está se tornando tão popular entre nômades digitais e expatriados.


Mas, como em qualquer outro lugar do mundo, você nunca está totalmente segura e precisa estar atenta a algumas situações. Selecionamos aqui 13 dicas para tornar sua viagem mais segura.


1. Fique sempre atenta: Preste sempre atenção ao que está acontecendo ao seu redor, principalmente a noite, e mantenha seus pertences por perto. Fique em ruas iluminadas, não ande por uma praia escura tarde da noite, ande com um amigo quando possível e não fique super bêbada e saia sozinha.


2. Não exagere com suas roupas: As mulheres balinesas se vestem de forma conservadora, então se você é uma mulher viajando sozinha em Bali, é uma boa ideia não se expor demais. Embora em Bali roupas mais reveladoras sejam toleradas em áreas turísticas, melhor não exagerar. Em templos você deverá cobrir ombros e joelhos, mas normalmente sarongues são oferecidos na entrada para esse fim. Vale lembrar que as ilhas vizinhas de Bali, Java e Lombok, são muçulmanas, e as mulheres se cobrem da cabeça aos pés, mesmo no tempo quente.


3. Evite aceitar caronas na rua: É muito comum mototáxis pararem você na rua para oferecer caronas mais baratas. Mas procure usar sempre os apps de transporte, pois eles possuem registro dos motoristas e sua corrida é gravada via GPS. Uma ótima sugestão é enviar o rastreamento de sua corrida para algum amigo. Caso se sinta insegura, finja falar ao telefone e deixe claro em alto e bom tom que alguém a está esperando e acompanhando seu rastreamento online.


4. Tranque sempre sua porta: Nunca deixe sua porta destrancada ou janelas abertas ao sair. Roubo a vilas estão se tornando mais comuns ultimamente. Também não é aconselhável deixar pertences de valor espalhados pelo quarto quando existem pessoas que acessam o local para limpeza ou manutenção. Isso evita também que você esqueça onde guardou algo de valor e acuse alguém injustamente.


Crimes violentos aleatórios contra turistas são raros, mas ainda assim temos que tomar cuidado!



Massagem e banho de flores em Bali

5. Use bolsa a tiracolo: Ladrões de bolsas estão se tornando mais comuns em Bali. Usar uma bolsa de ombro cruzada é a melhor maneira de manter seus pertences seguros. É também uma garantia de que você não vai deixar sua bolsa por aí (os ladrões em Bali não são agressivos, mas são rápidos), além de evitar que ela seja puxada quando você estiver na moto (o que pode causar um acidente também).


6. Preste muita atenção quando trocar dinheiro: Troque dinheiro estrangeiro por rupias sempre em casas de câmbio (como BHI ou BMC), evitando quiosques e pequenos balcões, pois é muito comum você só perceber que lhe deram notas a menos quando chegar no hotel. Eles são muito rápidos e, mesmo contando as notas na sua frente, eles conseguem desviar algumas notas. Sempre conte o dinheiro você mesma e coloque imediatamente na bolsa.


7. Não esqueça seu cartão no caixa eletrônico: Nos caixas eletrônicos, os cartões são as últimas coisas a serem devolvidas nas máquinas. Esquecer o cartão ocorre com mais frequência do que se pensa, e quando isso ocorre, ele é sugado para dentro da máquina e, na maioria das vezes, destruído dentro dele. Fique atenta e sempre viaje sempre com um cartão reserva.


8. Álcool barato nunca é boa coisa: É muito comum em bares garrafas de marca serem enchidas com álcool caseiro, chamado "Arak", parecido com a nossa cachaça. Se você vir promoções de bebidas "boas demais para ser verdade" – cuidado! Você pode ter uma ressaca imensa, além de ficar bêbada e vulnerável muito rapidamente.


9. Cuidado com turistas: Mulheres estrangeiras são estatisticamente mais propensas a serem sexualmente agredidas por um homem estrangeiro do que por um homem indonésio. Temos mais probabilidade de ficar perto de homens estrangeiros, possivelmente com álcool disponível, e, portanto, expostas a esse risco. Assim como você faria em casa, monitore seus níveis de sobriedade e esteja ciente do que está ao seu redor.


10. Droga não é brincadeira: Pena de morte existe para porte de drogas. Na melhor das hipóteses, independente da quantidade de drogas, você será sentenciada a muitos anos de prisão e será obrigada a fazer pagamentos enormes na esperança de ser deportada de volta para casa em alguns meses. Muitas vezes a pessoa que vende a droga a você é a mesma que te denuncia para ganhar também a contribuição dada aos moradores locais pela polícia.


11. Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua: O trânsito aqui é diferente. Pedestres não têm prioridade e muitos carros e motos avançam o sinal vermelho. Ao atravessar a rua, não olhe apenas para carros, mas preste atenção também as motos que passam entre os carros.


12. Dirija com muito cuidado: Cair de moto é muito fácil, basta um pequeno descuido, um pouco de areia na pista, um cachorro na rua ou um motorista imprudente em sua frente. Mesmo que você pense que está bem depois de algumas bebidas, você precisa de tempos de reação rápidos. Então só dirija se você estiver totalmente sóbria.


13. Mantenha-se conectada: Mantenha-se sempre conectada com familiares e amigos em seu país de origem usando um cartão SIM local e mantendo-os atualizados sobre suas viagens e endereço de hotéis.



Balanço em Diamond Beach na ilha de Nusa Penida

 Algumas dicas bônus para que sua viagem solo para Bali seja ainda mais perfeita!


1. Aprenda indonésio básico: Os balineses adoram quando os turistas conseguem falar algumas palavrinhas em bahasa. Ajuda muito na conexão com os moradores locais.

2. Use protetor solar: O sol em Bali pode ser muito forte, não deixe de passar protetor solar, principalmente se você for andar de moto.

3. Leve sempre dinheiro: Muitos lugares aceitam pagamento com cartão, mas entradas de templos, praias e cachoeiras costumam aceitar somente dinheiro. Embora existam muitos caixas eletrônicos em Bali, melhor sempre andar com um pouco de dinheiro na carteira.

4. Use repelente de insetos: Bali às vezes tem muitos mosquitos, então eh sempre bom andar com um repelente na bolsa.

5. Viaje com pouca bagagem: Dica de ouro! Andar com malas mesadas em Bali não é uma boa ideia, mesmo que elas tenham rodinhas. As calçadas são muitas vezes inexistentes e muitas ruas são estreitas e não podem ser acessadas por carros. Leve somente o que você consegue carregar, pois isso tornará a viagem muito mais fácil.


 

Precisa de ajuda para programar sua viagem? Entre em contato com a gente!


Participe também de nossa comunidade de mulheres Meninas em Bali e se conecte com outras mulheres incríveis para trocar ideias e encontrar companhia para explorar Bali.


Fique ligada também em nossa agenda de grupos Experiência Meninas em Bali, uma experiência criada por mulheres e para mulheres para explorarem 13 dias de imersão cultural, conexões genuínas, autoconhecimento e diversão.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page